Serei pai
Recebi recentemente a notícia de que serei pai. Eu sempre quis ser pai. Quando eu tinha uns 13 anos, quando a vida já me forçava a criar responsabilidade e construir minha própria história, minha mente já me levava a pensamentos paternos e familiares.
Sempre pensei que seria pai cedo. Ficava imaginando que se fosse pai aos 18 teria muito tempo para curtir meu filho e teria saúde para poder aproveitar a experiência da melhor maneira possível. Era um desejo que a juventude inconsequência me implicava. Pensava, se eu ainda for jovem quando meu filho ou filha tiver 15, poderei ser aquela categoria de que pai que é mais amigo do que pai. Pensei algumas vezes, que talvez eu na casa dos 30 poderia ter um filho "grande" para poder andar por aí.
Não fui pai com 18. Não cheguei nem perto disso. O tempo nos dá experiência e a essa nos faz formar as próprias filosofias de vida que nos permitem ver as mesmas coisas por ângulos diferentes. Com meu desejo de ser pai não foi diferente.
Entendi que pai não precisa e não pode ser amigo dos filhos. Pai tem que ser pai e nada mais. Nenhum amigo pode dedicar toda a força de sua vida para construir as pontes capazes de permitir que o outro siga caminhando. Amigo não vai prover quando o amigo precisar, mesmo quando esse provimento vai lhe faltar ali na frente. Entendi que ser pai difere de ser amigo. Ser pai, é ser pai.
Como alguém que sempre enfrentou os seus "corres", de forma independente e solitário, entendo que não sei direito, na prática, o que é ser pai, mas tenho consciência que de que neste momento da vida estou preparado para aprender.
Outra coisa que o tempo me ensinou é que aprender é necessário e ultrapassa as barreiras do tempo. Quem não está disposto a aprender, não está pronto para evoluir. Eu espero aprender como ser um bom pai e assim evoluir para algo que agora não saberia descrever.
Espero ser um bom pai. Creio que posso ser um bom pai, pois, naquelas filosofias que o tempo me ensinou, aprendi que ter um filho não significa ser pai e eu cá com meus próprios ensinamentos, quero ser pai. Só isso e nada mais.